I'm a Title. Click to edit me

Altitude: + baixo 577mts – SkiParque / + alto: 1248mts – Azinha

A subir até à Azinha.

E continuamos a subir.

Azinha - Descolagem de parapente.

Azinha - vista sobre o rio Zêzere. Ao fundo, em cima à direita, a aldeia de Sarzedo.

Descendo o vale. Ao fundo, a aldeia de Sameiro.

Este é o trilho de "escapatória" a meio da montanha.Neste dia em particular, como para cima estavam nuvens muito densas optámos por realizar o percurso a meio da montanha.

Este é um trilho muito interessante, pois além das vistas maravilhosas que temos na Azinha, é um percurso que, se quisermos podemos “atalhar” a meio.

No final do texto, explicarei.

Esta é uma situação muito interessante, pois se ao chegarmos a esse local há alguém em dificuldade com a subida ou muito cansado, podemos fazer apenas metade do trilho.

Mas, só o façam em último caso, senão irão perder o melhor da caminhada.

A subida até à Azinha é exigente. Muito. É um trilho que se faz muito bem no verão, pois toda a subida é quase toda realizada dentro do pinhal, à sombra.

Ao chegarmos à Azinha é tempo de descansar um pouco e apreciar a maravilhosa paisagem que temos à nossa frente. Este é também local de descolagem de parapente, um dos melhores em Portugal e que já foi palco de uma prova da Taça do Mundo de Parapente.

De seguida seguimos pelo cimo das montanhas até chegarmos ao vale de Sameiro.

Descemos até à aldeia de Sameiro, dirigindo-nos de seguida para o rio Zêzere. Aí seguimos o caminho empedrado que nos leva até ao SkiParque.

Se olharem para a carta, próximo do local onde está escrito “Mata do Fragusto” há um caminho à esquerda, a meia encosta que liga com a fase descendente do trilho principal.

É por aqui que podemos "cortar" o trilho praticamente a meio.