I'm a Title. Click to edit me

Tempo: 2 horas

Altitude: + baixo: 577 mts / + alto: 680 mts; Partida e chegada: 630 mts

Trilho da Relva da Reboleira

Pistas de ski, no SkiParque, Sameiro.

Aldeia do Sameiro ao fundo. No vale corre o rio Zêzere.

Trilho que fiz com uma escola.

Travessia do rio Zêzere no Sameiro, pelas poldras.

Casa típica na aldeia de Sameiro.

Este é um trilho pequeno e muito fácil de fazer. Há apenas uma dificuldade logo no início, mas depois é muito suave.

Chamo a atenção para o facto de a travessia do rio Zêzere no Sameiro se fazer por cima dumas poldras.

No inverno, se o rio subir pode impossibilitar essa passagem, que é única. Assim, aconselho a que se informem sobre essas condições antes de iniciarem o percurso.

Como podem ver no mapa ao lado, o percurso começa no SkiParque

Trata-se de um complexo onde se pode praticar ski e snowboard durante todo o ano, bem como outras actividades de aventura. Tem também uma Praia Fluvial e um Parque de Campismo.

Fica a 2km da aldeia do Sameiro e a 7km de Manteigas.

Parea começarem a caminhada, devem dirigir-se ao edifício que está junto às pistas de ski. Do lado direito da pista há um trilho que nos leva ao topo da mesma.

É no início do trilho que está toda a dificuldade pois vamos subir a montanha com uma grande inclinação. Não se esqueçam de caminhar devagar e pausadamente.

Depois de passarem a pista de ski e uma antena da TMN o trilho entra dentro de um pequeno pinhal. Vão caminhando até o trilho deixar de ser a subir.

Nessa altura, se olharem para a vossa direita verão a aldeia do Sameiro do miradouro natural donde tirei a fotografia ao lado.

O trilho começa agora a descer suavemente e depois vai mantendo-se mais ou menos à cota (sem subir, nem descer).

Quando estivermos quase em frente à Aldeia do Sameiro vamos ter de tomar muita atenção pois vamos sair deste caminho que nos levaria a Manteigas.

Existe numa bifurcação uma mesa e bancos em xisto. Junto a eles vamos ter de virar à direita e descer até ao rio Zêzere.

Para o atravessarmos temos de passar por cima das poldras.

Agora é altura de subir o caminho em pedra à esquerda e visitar a aldeia de Sameiro.

Podem aproveitar para beber uma bela água fresquinha. Perguntem pela Fonte de S. João Baptista.

Estamos já no final do nosso percurso.

Agora é tempo de voltar até ao local onde atravessámos o rio e seguir pelo caminho empedrado que segue no vale junto ao rio e nos leva de regresso ao SkiParque.