I'm a Title. Click to edit me

Dificuldade: Média

Tempo: 4 horas

Altitude: Vila Carvalho (+ baixo): 740mts / Espinhaço de Cão (+ alto): 1473mts

Nesta foto, lá está o Aguilhão junto ao leito da ribeira de Beijames.

Aqui estou eu no Picoto. O trilho até lá é fácil de caminhar, mas trata-se de uma grande subida.

Do Picoto avista-se ao fundo, o ponto mais alto do trilho - Espinhaço de Cão.

Sentado na "Tartaruga".

Eu bem sei que cada pessoa há-de olhar para esta rocha e "ver" algo diferente. Para mim é uma tartaruga.

Na Lapa das Cachopas.

Na zona da Lapa das Cachopas.

Rocha ao chegar ao local de onde avistei o Aguilhão.

Este trilho é lindo.

Um pouco exigente fisicamente, é certo, mas vale a pena.

Para quem já fez a Marcha Nocturna que é organizada todos os anos nesta vila, já por aqui passou. Foi assim que tive conhecimento deste trilho. Na primeira vez fi-lo à noite.

Apesar de ser muito interessante o facto de irmos caminhar para a serra à noite, a verdade é que ficam muitas coisas por ver.

Assim, resolvi fazer este trilho durante o dia.

No mapa acima, está indicado a vermelho o trilho propriamente dito.

A amarelo está "uma invenção" minha pois o meu grande objectivo deste dia era chegar à montanha sobranceira ao Aguilhão (formação rochosa de dimensões impressionantes - faz parte de outro trilho).

Esta "via" a amarelo não tem trilho (ou se tem, não o descobri) e caminha-se pelo meio das rochas e mato que às vezes é maior do que eu (e eu já meço 1,84cm).

Embora de elevadíssima dificuldade e algum perigo, a vista que eu alcancei ao lá chegar foi de parar a respiração tal a grandiosidade do espaço. Visto de lá, o Aguilhão é muito pequenino...

Falemos então do Trilho da Tartaruga.

Já vão perceber porque lhe chamei assim.

Saí da Vila do Carvalho (nas cartas militares ainda vem escrito Aldeia do Carvalho), Covilhã. Subo uma grande escadaria e entro no trilho.

1º Objectivo - O Picoto

Ao chegar ao Picoto é tempo de descansar um pouco. A parte mais difícil do trilho já está feita.

O trilho agora segue mais suave até à Lapa das Cachopas.

Mas, entre o Picoto e a Lapa das Cachopas avisto uma rocha, que quando aqui passei à noite não me tinha apercebido e que devido a ela decido chamar a este trilho - Trilho da Tartaruga.

Continuando a caminhar, depressa chego à Lapa das Cachopas.

Quando fiz o trilho à noite, ao chegarmos a este local fomos brindados por um chocolate quente e café.

Havia uma fogueira no local. Lembro-me de me sentar e olhar para o céu. As estrelas resplandeciam.

Uma experiência simples mas inolvidável. Obrigado aos "Amigos Vila de Mouros" por continuarem a organizar esta Marcha Nocturna.

E foi neste ponto que saí do trilho propriamente dito e fui em busca da montanha "acima" do Aguilhão.

Sinceramente, se lá quiser voltar nem sei se consigo ir pelo mesmo sitio tal a dificuldade em atravessar toda aquela vegetação.

De qualquer forma, fica-me na memória o momento em que o consegui. A paisagem é avassaladora.

Linda. Enorme. Vasta. Pura.

Um daqueles locais (cada vez vão sendo menos) onde sei que ninguém vai estragar. Pelo menos nos próximos tempos...

Regressando à Lapa das Cachopas, retomei o trilho e segui em direcção ao ponto mais alto da jornada - o Espinhaço de Cão.

A partir daqui iniciamos a descida até à Vila do Carvalho.

Mais à frente encontramos um trilho marcado que vem de Verdelhos (Trilho das Fragas) e seguimos nele até à vila.

Agora é sempre a descer.

Esta é apenas um pedaço da vista que é possível disfrutar lá de cima. Conseguimos ver a Cova da Beira, e em bons dias vemos montanhas em Espanha.